Blog Lentes Vintage

✎ Saiba qual empresa fabricou sua objetiva SOLIGOR

Soligor foi uma marca de propriedade da empresa americana Allied Impex Corporation, que a partir de 1956 começou a importar lentes do Japão com o nome Soligor para comercialização no mercado americano. Diferente da Vivitar, que não fabricava suas objetivas, a Allied Impex Corporation passou ao status de fabricante quando assumiu o controle da empresa japonesa Miranda no início dos anos 60, fundando também uma subsidiária na Alemanha em 1968 para a produção de acessórios para fotografia, que em 1993 passou a se chamar Soligor GmbH.

Além das objetivas Soligor e Miranda, a Allied Impex também comercializava objetivas com as marcas Porst, Prinzflex, Hanimar, Reflex, Weltblick, Super Carenar, Mirage, Infotar, Flexar, Elicar e Derek Gardner. Pesquisando na internet, podemos também encontrar alguns relatos de que as marcas Pallas, Aetna, J.C.Penny, Beroflex e Bushnell também eram de propriedade da Allied Impex. Dessa forma, esta dica vale para todas essas marcas citadas, exceto para as Miranda, que tinham linha de produção própria.

Então, para desvendar a origem da sua objetiva, você deve observar o primeiro dígito do número de série, que indica as seguintes empresas:

 

1 – Tokina
2 – Sun Optical
3 – Sun Optical
4 – Sun Optical
5 – Samyang (A partir dos anos 80)
6 – Komine
7 – Goyo Optical (Sucessora da Sun Optical a partir dos anos 80)
8 – Chinon
9 – Kino
A – Komura
H4 – Kawanon
H5 – Komine
H6 – Komine
H7 – Tokina
H37 – Kawanon
R – Itoh
T – Tamron
Y – Komura