Blog Lentes Vintage

✎ Um óleo perfeito para limpeza e lubrificação de roscas de objetivas analógicas

Em geral uma das tarefas mais críticas quando desmontamos uma objetiva antiga é sua limpeza interna, ainda mais quando os muitos anos de uso na lida diária propiciaram a acumulação de todo tipo de sujeira em seu interior. Claro que um pouco de álcool isopropílico resolve boa parte dessa limpeza, mas quando se fala de limpar roscas, seja de um helicoide ou mesmo de um anel de foco, o álcool isopropílico até realiza uma limpeza eficiente, mas peca por ressecar toda a rosca, podendo até posteriormente causar seu travamento definitivo.

Então, após perder umas quatro ou cinco roscas com travamentos, comecei a pesquisar por um agente limpador que também fosse um lubrificante eficaz nesse tipo específico de aplicação. Depois de testar vários produtos, finalmente encontrei um que superou minhas expectativas não só como limpador implacável de poeiras e graxas antigas, mas também como um irrepreensivel lubrificante, que substitui totalmente o uso da tradicional graxa nos helicoides. 

Estou me referindo ao óleo desengripante Vegelub fabricado pela empresa Clarus Technology do Brasil com site em www.brclarus.com.  Além de ter grau alimentício, ser atóxico, biodegradável, não conter óleos minerais e não ser insalubre, esse óleo reúne também três propriedades que considero fundamentais para realizar uma limpeza perfeita e uma lubrificação duradoura e eficiente, que são a ausência de odores, a proteção anticorrosiva prolongada e a resistência a altas temperaturas sem emissão de gases ou alteração em sua fluidez. 

Ele é vendido em embalagens de um litro como a da foto acima ou em aerosol, e pode ser comprado pela internet na loja virtual da Clarus em www.ecoalvo.com. Com o uso do Vegelub reduzi muito o uso da tradcional graxa, que agora aplico apenas em partes que eventualmente necessitem de acúmulo sólido de lubrificação, como é o caso por exemplo de algumas partes móveis de mecanismos de semi-auto. A grande vantagem do uso do Vegelub na lubrificação é que além de não ressecar com o passar do tempo, o óleo não cria volume entre os fios das roscas, reduzindo o atrito e promovendo uma perfeita fluidez das duas partes, podendo por isto ser usado sem restrições em qualquer tipo de helicoide.

Então, adeus aos travamentos e a todas as dificuldades para se obter um resultado perfeito e duradouro nas manutenções de nossas raridades. E quase me esqueço de falar sobre outro ponto igualmente importante, que é a facilidade de limpeza dos resíduos, que são retirados da superfície das objetivas apenas com um pano seco e de suas mãos com qualquer sabonete ou detergente caseiro.  Definitivamente era a solução que faltava.