✎ Carl Zeiss - Siglas usadas pela fábrica de Jena depois da segunda guerra mundial

Quem já viu uma embalagem das objetivas Carl Zeiss produzidas em Jena, na Alemanha Oriental deve ter percebido que em cada caixa era fixada uma etiqueta contendo a descrição de cada objetiva e um conjunto de duas ou três letras ao final.  Essas siglas sempre foram misteriosas para os leigos, e em especial para quem não dominava a língua alemã.

No caso da imagem acima é possível deduzir com relativa facilidade que a sigla MC refere-se a multi coated, por ser relativa a um termo mundialmente adotado em inglês, porém há algumas dessas siglas que são verdadeiros mistérios. Para ajudar você a desvendar essa sopa de letrinhas, vou listar as principais siglas usadas e seus significados em alemão, inglês e português:

NB - Normalblende / Normal aperture / Abertura Normal

Significa que a objetiva tinha mecanismo de controle manual do diafragma, ou seja, que o controle de abertura do diafragma se dava apenas girando continuamente o anel do diafragma para a direita ou para a esquerda.

RB - Rastblende  / Click stop diaphragm / Diafragma com escala

Significa que a objetiva tinha mecanismo de controle manual do diafragma, porém com pontos de pressão marcando cada valor de abertura durante a rotação. Isso era feito com a colocação de uma pequena esfera metálica pressionada por uma mola que travava parcialmente a rotação a cada valor de abertura alcançado. Muitos videomakers preferem desfazer essas paradas com a remoção das esferas, sendo essa intervenção conhecida como declick.

VB - Vorwahlblende / Preset aperture / Abertura pré-determinada
Significa que o mecanismo de controle do diafragma da objetiva permitia selecionar uma abertura mínima, fazendo com que o anel do diafragma se movimente apenas no espaço entre a abertura máxima e a abertura mínima selecionada. Essas objetivas também eram conhecidas como preset.

BV - Blendenvorwahl / Aperture priority / Prioridade de abertura
Significa que a objetiva tinha mecanismo de controle do diafragma semelhante ao anterior, porém com a diferença de que o retorno da posição de abertura máxima para a abertura selecionada para a foto era feito através de uma mola.

SB - Springblende / Automatic diaphragm / Diafragma automático ou
SSB - Spannspringblende / Pressure automatic diaphragm / Diafragma automático de pressão
Significam que a objetiva tinha mecanismo de controle que permitia que o diafragma se mantivesse na abertura máxima até que o botão de disparo fosse acionado, fechando então na abertura selecionada para a foto. O diafragma se mantinha naquela mesma abertura até fosse selecionada uma outra abertura. Essas objetivas também eram conhecidas como semi-auto.

VSB - Vollautomatische springblende / Fully automatic diaphragm / Diafragma totalmente automático
Significa que a objetiva tinha mecanismo de controle semelhante ao anterior, porém com o retorno do diafragma à posição de abertura máxima através do movimento de avanço do filme. Essas objetivas também eram conhecidas como fully auto.

ASBAutomatische springblende / Automatic diaphragm / Diafragma automático ou
ADBAutomatische druckblende / Automatic pressure diaphragm / Diafragma automático de pressão

Referem-se a variações do SB ou SSB, que tiveram uso específico em determinados modelos de câmeras/objetivas, não apresentando qualquer diferença funcional quando essas objetivas são montadas em adaptadores para uso em câmeras digitais: