✎ Uma prática ferramenta para desamassar roscas de filtro

Recentemente em conversa com um fotógrafo aqui de Niterói, soube de uma ferramenta criada para reparar objetivas com amassados em suas roscas de filtro e para-sol, e imediatamente fiquei muito curioso sobre sua eficácia. Pesquisei no eBay e encontrei três modelos diferentes com essa mesma finalidade. Avaliei visualmente qual poderia ser de aplicação mais prática e eficaz, e acabei optando pelo modelo da foto abaixo.

Hoje recebi a ferramenta e já testei com uma objetiva coreana de histórico pouco glorioso, perfeita para ser cobaia da primeira tentativa de uso. Imediatamente fiquei muito surpreso com a eficiência da ferramenta para restabelecer o formato da borda da objetiva viabilizando a restauração o fio da rosca danificada. Vejam nas duas fotos abaixo o resultado da restauração. A foto da esquerda mostra a objetiva antes da intervenção e a da direita mostra o resultado depois da aplicação da ferramenta seguida do uso de uma lixa fina na borda e da aplicação do líquido de anodização que já apresentei aqui em um artigo anterior que você pode ler neste link.

Claro que um dano como o dessa objetiva cobaia não desaparece totalmente sem deixar vestígios, mas acredito que para um reparo que me tomou apenas 15 minutos o resultado foi muito satisfatório, até porque agora tanto os filtros como os para-sóis estão sendo rosqueados perfeitamente nela.

O que achei realemente interessante nesse modelo que comprei, foi a existência de dois diâmetros de rosca reparadora, um em cada lado da ferramenta como mostro abaixo, o que dá a condição de fazer desde o reparo de um pequeno amassado até outros de proporções bem mais sérias.

Abaixo mostro a forma de uso da ferramenta, que não necessita de grande força por ter um eixo com rosca movimentada por um eixo em sua extremidade. Além de ser eficaz, a ferramenta é também muito bem acabada e fabricada com metal muito resistente, ótimo para encarar roscas de objetivas feitas em qualquer tipo de metal. 

Para encerrar, deixo meu depoimento de que os US$ 47 que paguei por ela realmente valeram cada centavo, e por isso recomendo para todos que levem a sério a atividade de manutenção de objetivas.