✎ Dica para restaurar a aparência das escalas das objetivas antigas

Muitas objetivas antigas sofrem desgastes externos causados por seu uso intenso durante muitos anos. Um dos desgastes mais comuns ocorre nos caracteres das escalas, que durante os anos vão sendo cobertos por poeira e acabam ficando pouco visíveis no corpo da objetiva. Isso é muito comum nas objetivas antigas porque as escalas eram gravadas através de sulcos feitos no metal que eram posteriormente preenchidos com tinta.  

Depois de muitas tentativas de descobrir uma forma de restauração da visibilidade das escalas que resistisse a posteriores limpezas do corpo das objetivas, acabei me deparando com um marcador bastante incomum chamado Uni Posca, que é fabricado pela Mitsubishi Pencil Co. Ltd. para uso em aplicações artísticas e trabalhos artesanais (veja em www.posca.com). Esse marcador se mostrou bastante adequado para esse tipo de restauração, pois sua tinta é aplicada em forma líquida e consegue penetrar nos sulcos dos caracteres, permanacendo lá após sua secagem quando o excesso da aplicação é retirado com o uso de um pano macio e seco. Duas aplicações são suficientes para trazer de volta a visibilidade das escalas, já melhorando muito a aparência do corpo da objetiva. Aí está uma foto das milagrosas "canetinhas".

Para que você tenha uma ideia do resultado, mostro abaixo duas imagens de uma objetiva Auto Paragon 35mm f/3.5 com mais de 40 anos de uso, que teve as inscrições no corpo restauradas com os marcadores Uni Posca.

Claro que em um corpo com muito desgaste de uso isso não recuperá totalmente a aparência, mas certamente já dará a ele um visual menos "cansado". Esses marcadores são fabricados com pontas de diversas espessuras, e encontram-se à venda em papelarias especializadas em material para arte ou artesanato.