Compatibilidade

Objetivas analógicas em câmera digital

Compatibilidade é o conjunto de aspectos comuns que fazem com que uma objetiva fabricada no passado funcione primorosamente em uma câmera digital, como é o caso do equipamento mostrado na foto acima, cuja lente montada na Canon EOS 5D tem mais de 80 anos. Para obter compatibilidade, é necessário conhecer um pouco da estrutura e do funcionamento das lentes e câmeras, entendendo como ambas interagem para produzir uma fotografia. E você pode se surpreender descobrindo que essa é uma tarefa simples, até para leigos como eu ou você.


Mesmo pretendendo explanar tudo de forma bem simples, preferi dividir a abordagem sobre compatibilidade em três estágios distintos que tornarão mais fácil seu entendimento:

1 – Compatibilidade ótica – Para o conjunto (lente e câmera) funcionar plenamente há necessidade de que ambos tenham a mesma distância de registro e de flange. Na seção Distância de Registro, explico um pouco sobre compatibilidade ótica, inclusive fornecendo uma lista prática das distâncias de registro de várias câmeras e encaixes. Aconselho que guarde o link, pois aquela tabela será muito útil para suas pesquisas de compra de objetivas antigas.

 

2 – Compatibilidade mecânica – Um dos grandes obstáculos para se usar uma objetiva antiga em uma câmera digital sempre foi a diversidade de tipos de encaixes criados ao longo do tempo pela indústria de equipamentos fotográficos. O uso de adaptadores soluciona de forma eficiente boa parte dos casos, mas em certos casos algumas dificuldades persistem. Nas seções EncaixesAdaptadores forneço as informações básicas para você começar a dominar esse assunto.

 

3 – Compatibilidade operacional – Não basta apenas existir compatibilidade ótica e mecânica, pois a objetiva precisa também funcionar de forma harmônica com a estrutura física da câmera. Por isso, na seção Antes de Usar faço um relato sobre o que é importante entender para garantir bons resultados na adaptação de sua objetiva, fornecendo inclusive uma lista de quais objetivas podem ou não ser utilizadas nas Canon EOS. Para deixar isso tudo mais prático, na seção Lentes Testadas relato a possibilidade de uso de diversas objetivas testadas por mim e por outros fotógrafos com quem troco informações. Aquela certamente é a tabela mais útil que tenho no site, e é também um link que você deve guardar, pois evitará que cometa erros na compra de objetivas antigas.

ATENÇÂO:  Antes de seguir em frente, acho importante reforçar que qualquer intervenção no sentido de compatibilizar lentes antigas e câmeras digitais deve ser realizada apenas nas objetivas, não havendo qualquer necessidade de modificação ou ajuste nas câmeras.