Blog Lentes Vintage

✎ Como recuperar a aparência de um para-sol

Em minha procura por materiais alternativos para restauração de equipamentos antigos, acabo por testar coisas inusitadas que surpreendentemente dão um resultado mais do que favorável, como foi o caso de uma tinta que utilizei recentemente para restaurar a face interna de um para-sol de alumínio.

Como vocês devem ter conhecimento, as faces interna de para-sóis e de objetivas sempre têm acabamento preto fosco a fim de evitar reflexão de luz que pode prejudicar a qualidade fotografia. E não é uma tarefa fácil encontrar um tinta preta fosca que se adapte a isso e ofereça aplicação simples e acabamento perfeito. Eu já estava pesquisando uma solução para esse tipo de aplicação há meses, quando finalmente vi na prateleira de uma papelaria uma tinta que foi a resposta para minha busca. Vejam abaixo o frasco dessa belezinha.

Isso mesmo, depois de testar diversas tintas especiais para metal, foi na seção de artesanato de uma papelaria que encontrei a improvável resposta para minha longa busca. Relativamente barata, a Tinta Lousa da Acrilex é perfeita para restaurar as paredes internas tanto de para-sóis quanto de objetivas, pois deixa um acabamento preto fosco semelhante ao utilizado pelos antigos fabricantes de equipamentos fotográficos.

Essa tinta foi desenvolvida para artesanato e é vendida em frascos de 37 e 100 ml. É uma tinta solúvel em água e sua aplicação deve ser feita com pincéis macios para melhor acabamento, podendo ser diluída para facilitar seu uso. Antes da aplicação a peça a ser restaurada deve ser lavada para evitar que a poeira misture-se na tinta e fique aparente depois da secagem. A tinta lousa deve ser aplicada diretamente sobre a tinta original, sem lixamento e sem uso de qualquer tipo de base. Depois de 24 horas da aplicação a peça deve ser colocada em um forno a 150° por 30 minutos. Eu fiz essa etapa do calor utilizando um airfryer e reduzi o tempo para 15 minutos, já que o ar quente circulante  do airfryer é muito mais eficiente do que o forno padrão.

Vejam abaixo o resultado que obtive em um para-sol Ihagee já com muitas marcas adquiridas em sua longa jornada de mais de 60 anos de uso.

Com um custo baixo e muita simplicidade, a aplicação resultou em uma aparência impecável, como se o para-sol tivesse acabado de ser fabricado. Notem que como há aplicação de calor, caso a peça a ser restaurada seja plástica ou feita com qualquer outro material sensível a alta temperatura, a etapa do forno deve ser desprezada para não danificar a peça. Nesse caso deve ser aplicada uma base acrílica ou goma laca incolor sobre a superfície antes da aplicação da tinta lousa para melhorar sua fixação e então aguardar pelo menos 24 horas para obter uma perfeita aderência.

Esta dica fará seu equipamento parecer sempre novo, e certamente vai valorizar suas peças antigas quando forem vendivas.